Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Como ficar chique usando o Peplum?

Uma das tendências que mais apareceram nas passarelas nacionais e internacionais dessas últimas temporadas foi o peplum. Para as chiques que ainda não sabem: o peplum é um detalhe aplicado entre as regiões da cintura e do quadril, geralmente em forma de babado. Visto com frequência na vestimenta das mulheres dos séculos XVIII e XIX, o detalhe foi reinventado por Dior na década de 50 como integrante do seu New Look (confira aqui), sendo atualmente um dos ícones do estilo retrô.
Muito feminino e delicado, o peplum pode ser tanto um aliado do seu visual como um vilão. Por isso, o Sejamos Chiques elaborou algumas dicas preciosas para você aproveitar o que esse detalhe tem de melhor. Anotemos:



Fotos: Google Images


- O babado agrega volume à silhueta. Portanto, se você está acima do peso ou possui quadril avantajado, esqueça o peplum. Existe uma infinidade de acessórios para você incrementar os seus looks e você definitivamente não precisa deste.

Fotos: Google Images


- Ainda com relação à silhueta é preciso saber equilibrar as proporções. Nada de modelagens amplas ou mangas bufantes. Opte sempre por cortes e modelagens ajustadas; o volume deve ser exclusivamente do peplum.

Fotos: Google Images


- Não é regra, mas mistura de cores e uso de estampas deve ser usado com cuidado em looks com peplum. Em geral, o detalhe veste melhor em um visual monocromático. Caso você queira uma produção colorida ou estampada, certifique-se de que tais cores e/ou estampas não contribuam para agregar ainda mais volume à produção.

Fotos: Google Images


- O peplum é um detalhe tipicamente romântico-sensual. Por isso, muita cautela ao combiná-lo com decotes e comprimentos micro. Pode ficar extremamente vulgar.

Fotos: Google Images


- Tem quadril estreito? Barriguinha saliente (ênfase no sufixo -INHA)? Corpo no formato triângulo invertido (ombros mais largos que o quadril)? Nesses casos você pode abusar do peplum. Ele vai ajudar a equilibrar a silhueta e afinar consideravelmente a sua cintura.




O Sejamos Chiques adora saber a sua opinião. Você gosta de peplum? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.



4 comentários:

  1. acho lindo esse detalhe na roupa, mas, acho também, que só fica bem para as mulheres magras....abçs

    ResponderExcluir
  2. Acho extremamente elegante. Falei recentemente sobre esta tendência renascida dos anos 40 no meu blog Projeto Moda. Duas dicas para as mulheres, que aqui acrescento, é 1) utilizar o peplum em looks monocromáticos ou em que o peplum tenha a mesma cor da peça superior ou inferior, assim evita-se muitos cortes horizontais; 2) Tomar cuidado com a altura vertical do peplum, pois quanto maior, menor será a linhas das pernas, já que a linha horizontal gerada pelo peplum criará uma idéia de pernas mais curtas.

    Um abraço e bom fim de semana.
    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir
  3. Olha, sei que existe toda esse controle das formas na moda, mas já vi várias fotos de mulheres acima do peso com peplum e todas ficaram ótimas. Não acho que seja por aí: 'só para as magras'...libertem-se!
    http://www.vovosanta.com.br/2012/04/peplum-top.html

    ResponderExcluir
  4. O peplum se for usado de maneira correta vai ficar bom independente do peso da pessoa http://simplesmentemodafa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques