Assim como o termo alfaiataria (ainda não sabe o que é? Saiba aqui), o termo alta-costura é bastante ouvido em conversas sobre moda, e em grande parte das vezes, de maneira equivocada e errônea. Para você que adora moda, mas ainda não sabe exatamente o que significa alta-costura, o Sejamos Chiques não te deixa na mão e esclarece tudinho para você não fazer feio na hora de trocar aquela ideia sobre moda. Aprendamos:
Alta-Costura é o termo empregado para se referir à criação de modelos exclusivos, em escala artesanal, que em geral, contam com bordados e demais detalhes exclusivos, podendo inclusive levar metais e pedras preciosas; detalhes esses que são os responsáveis pelos altíssimos valores que as caracterizam, tanto que registros comprovam que somente 800 mulheres em todo o mundo possuem em seus guarda-roupas, criações de alta-costura.
O termo alta-costura surgiu em 1858 para definir o trabalho executado pela Maison do inglês Charles Frederick Worth que produziu o primeiro desfile de moda conhecido, onde modelos foram usadas para apresentar as roupas, ao invés de cabides, como era habitual na época.
Atualmente, na França, o termo alta-costura (que lá é conhecido como "Haute Couture") é protegido judicialmente e só pode ser usado por estilistas e empresas que cumpram determinados padrões e exigências bem definidas pela Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, ou seja, NEM TODA A MODA PRODUZIDA NO MUNDO É ALTA-COSTURA.
Para que uma marca possa pertencer a este seleto e glamoroso grupo existem quatro regrinhas básicas:
- a marca precisa produzir peças feitas sob encomenda para clientes particulares;
- o atelier precisa estar localizado em Paris com pelo menos 15 funcionários trabalhando em tempo integral;
- precisa possuir somente 20 técnicos e
- apresentar duas coleções por ano à imprensa de Paris com pelo menos 35 modelos para o dia ou para a noite.
Apesar da exigência de se localizar em Paris, à algumas Maisons estrangeiras também é permitido o uso do termo alta costura, conferindo as mesmas, o título de "membros correspondentes". E há ainda aquelas Maisons que mesmo não podendo fazer uso do termo, são convidadas para os desfiles de alta costura, o que por si só já é uma indício de poderem um dia fazer parte do grupo. Abaixo, a lista completa dos membros da Federação Francesa e dos membros correspondentes:
Adeline Andre
Foto: Google Images
Anne-Valerie Hash
Foto: Google Images
Chanel
Foto: Google Images
Christian Dior
Foto: Google Images
Franck Sorbier
Foto: Google Images
Givenchy
Foto: Google Images
Gustavo Lins
Foto: Google Images
Jean-Paul Gaultier
Foto: Google Images
Maurizio Galante
Foto: Google Images
Stéphane Rolland
Foto: Google Images
Giambatista Valli
Foto: Google Images
Azzedine Alaïa
Foto: Google Images
Elie Saab
Foto: Google Images
Giorgio Armani
Foto: Google Images
Valentino
Foto: Google Images
Versace
Foto: Google Images
Essa lista é revista pela Federação todos os anos, podendo sofrer acréscimos e até exclusões. Mas, o fato é que alta-costura vai ser sempre sinônimo de luxo, exclusividade e extrema qualidade.
O Sejamos Chiques adora saber a sua opinião. O que você acha da Alta-Costura? Deixe um comentário para nós.
Parabéns pelo post, pois de fato as pessoas usam o temro alta-costura de forma muitas vezes incorreta. Quem gostas de moda e quer falar sobre moda, tem que saber diferenciar Haute Couture, High fashion e Prêt-à-porter.
ResponderExcluirQuanto a minha opinião sobre alta-costura só me surge uma palavra: "inspiração". Necessária no mundo da moda, afinal é daí que sai muito da inspiração de tudo que é comercializado.
Beijinho.
www.projetomoda.com