Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Saiba mais sobre a Yves Saint-Laurent

Yves Saint-Laurent foi um dos maiores e mais famosos estilistas franceses do século 20. O que pouca gente sabe é que ele, na verdade, era argelino, e que esse detalhe influenciaria diretamente o mundo da moda.
Em meados dos anos 50, Yves Saint-Laurent foi contratado por ninguém menos que Christian Dior como assistente de modelagem. Após a morte de Dior, o estilista assumiu a direção criativa da marca que estava a beira da ruína com a morte de seu fundador. Através de inúmeras controvérsias, pois o estilo de Saint-Laurent e Dior eram muito diferentes, o que causou certo estranhamento entre os fãs da Maison, o estilista não só conseguiu manter o status da grife, como ganhou o prêmio "Neiman Marcus" só concedido àqueles que contribuem significativamente com o mundo da moda. Entre suas principais contribuições estão o vestido-trapézio, a saia evasê, as jaquetas de couro e os suéteres de gola rolê, até hoje usados por aí.

À esquerda, o jovem Yves Saint-Laurent no início da década de 60. À direita, o estilista já na época de sua aposentadoria. Fotos: Google Images


Ao se ausentar da Maison Dior por vários meses em decorrência de sua convocação para servir na Guerra de Independência da Argélia em 1960, Yves Saint-Laurent se viu desempregado ao voltar para França. Seu cargo agora pertencia ao estilista Marc Bohan. Foi então que ao lado do amigo Pierre Bergé ele fundou sua própria Maison, que se tornaria uma das casas de moda mais míticas de todos os tempos.

Tanto o logotipo com as três letras entrelaçadas, quanto o nome, estão entre os mais conhecidos e desejados do mundo fashion, e estampam uma gama imensa de produtos, desde peças de alta costura até cosméticos e acessórios, e é garantia tanto de qualidade, quanto de preços elevadíssimos. Foto: Google Images


Por muito tempo, o nome Yves Saint-Laurent foi sinônimo de roupas modernas e inovadoras. O estilista sempre inventava maneiras de transgredir a época com o máximo de classe, e sempre acertava. YSL foi o primeiro estilista a mesclar a arte com a moda ao criar os vestidos Mondrian que se inspirava no minimalismo e nas cores primárias do pintor holandês homônimo. Foi ele também que chocou o mundo ao inventar o smoking e o terninho feminino em uma época em que as saias ainda predominavam no guarda-roupa das mulheres.

Acima, o quadro do pintor Mondrian, e ao lado um dos vestidos criados por YSL. Até hoje essa coleção é lembrada no mundo da moda como uma das mais icônicas da história e se encontra preservada em museu como o artefato de arte que a originou. Foto: Google Images


Após mais de 40 anos de atuação com 200 desfiles e 70 coleções no currículo, o estilista resolveu se desligar do mundo da moda em 2002 deixando a grife a cargo do então desconhecido Tom Ford que surpreendeu a todos na direção criativa da marca e o substituiu à altura, só a abandonando em 2004 para fundar o seu próprio império. O italiano Stefano Pilati foi quem assumiu depois, permanecendo até a época atual quando foi substituído pelo franco-tunisiano Hedi Slimane (abaixo).

Da esquerda para a direita: Tom Ford, Stefano Pilati e Hedi Slimane. Fotos: Google Images


Yves Saint-Laurent morreu com 71 anos em 2008 em decorrência de um câncer cerebral, mas seu legado continua por toda a parte. Até mesmo no seu guarda-roupa que provavelmente tem alguma peça criada ou inspirada por ele. Abaixo, algumas criações dele da década de 70 que fizeram parte de uma exposição ocorrida em 2010 como homenagem póstuma ao seu trabalho:

Foto: Google Images



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques