Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sapatos Veganos: de onde surgiu essa ideia?


Todo mundo sabe que atualmente é moda em todo o mundo ser sustentável. E é claro que pensar no bem estar do próximo e no futuro do planeta, é sim, uma atitude muito chique. Entre as muitas propostas que o mundo da moda vem adotando para minimizar os inevitáveis impactos ao meio ambiente, o uso de materiais recicláveis e a adoção de uma mão-de-obra mais artesanal estão cada vez mais ganhando espaço entre a produção de artigos fashion. Mas, uma coisa que tem chamado muita atenção (apesar de não ser tanta novidade assim) são os sapatos veganos.
Os sapatos veganos surgiram da ideia de que se pessoas vegetarianas evitam comer carne por serem contra a matança de animais, o uso de sapatos feitos a partir do couro desses animais seria um tanto quanto incoerente, já que isso também incentiva o abate. A ideia de se produzir sapatos veganos também foi automaticamente associada à ideia de sustentabilidade, e atualmente a sua produção utiliza ainda materiais reciclados, como os pneus que se transformam em solados, diminuindo assim, a poluição do meio ambiente. 
Você, mulher chique que questiona a qualidade e a beleza desse tipo de calçado, talvez seja hora de rever os seus conceitos. Sejamos Chiques te ajuda e te apresenta algumas marcas e modelos muito bacanas:





Os sapatos acima são da marca Vegetarian Shoes que foi uma das marcas fundadas no início da década de 90 baseadas nos princípios vegetarianos de produção de calçados sem o uso de couro, e consequentemente, sem crueldade e maus tratos aos animais. Os sapatos da Vegetarian Shoes foram desenvolvidos por seu fundador, nos Estados Unidos, que descobriu uma microfibra sintética, flexível e, ao contrário dos outros materiais plásticos, respirável como o couro, que até então era comumente usada nos estofamentos náuticos. Hoje, a marca conta com uma grande variedade em calçados masculinos e femininos, como peep toes, scarpins, sapatilhas, tênis e sandálias, totalmente artesanais e eco-friendly. Foto: Google Images

Acima, algumas sandálias da Neuaura, uma marca brasileira que também produz e exporta calçados veganos para todo o mundo com matérias-primas 100% sintéticas e recicladas. Foto: Google Images



Os sapatos da Madden Girl (acima) pertencente à Steve Madden também são fabricados seguindo os princípios da sustentabilidade: não levam couro de animais e seus materiais são minimamente agressivos para o meio ambiente. Foto: Google Images



A Piccadilly (acima) também é uma outra marca brasileira que não utiliza couro e as matérias-primas possuem rápida decomposição (que varia em até 5 anos) e não deixam resíduos químicos. O farelo obtido a partir da confecção dos pares ainda pode ser utilizado como adubo. Foto: Google Images



Quem quiser conhecer melhor os sapatos veganos da Vegetarian Shoes, da Neuaura e da Madden Girl, eles estão disponíveis juntamente com outras marcas de sapatos sustentáveis no site  www.mooshoes.com, que apesar dos preços serem em dólar, você poderá comprá-los a preços bem competitivos. Já a Piccadilly pode ser encontrada em diversas lojas multimarcas espalhadas pelo país e também no comércio online.
Seja você vegetariana ou não, seja chique e fique na moda com consciência ecológica. Não fique de fora dessa!



Você sabe que o Sejamos Chiques adora saber sua opinião, não sabe? Então, diz para a gente o que você acha dos sapatos veganos nos comentários.


5 comentários:

  1. Faz sentido, é consistente com uma opção filosófica.

    Belo espaço !

    ResponderExcluir
  2. detesto veganos! preconceito? Nãoo conceito muito bem formado!

    ResponderExcluir
  3. Anonimo diz que detesta veganos e diz ainda que e um conceito formado, eu gostaria de saber que conceito e esse de odiar pessoas que simplesmente são contra a escravidão e exploração.

    ResponderExcluir
  4. A intolerância, o ódio e desrespeito aos outros seres vêm do mesmo lugar de onde nasce a guerra.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques