Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Que é: Tailleur

Tradicionalmente chama-se de tailleur (pronuncia-se talhêr) o conjunto feminino de SAIA e paletó, frequentemente confundido com o terno (ou terninho) que designa o conjunto de CALÇA e paletó. Considerado a vestimenta mais clássica e antiga do guarda-roupa feminino, o tailleur surgiu por volta do século XII onde os casacos e saias compridas eram utilizados como trajes de equitação e possuía tecidos grossos e pesados, que exigiam mãos masculinas para a sua confecção. Foi daí que surgiu o nome “tailleur” que em francês significa exatamente “alfaiate”, que por definição é sempre um homem.


Traje de montaria de 1890. Foto: Reprodução (www.ffw.com.br)


Com o passar dos anos, o tailleur deixou os campos, precisamente no século XIX, e passou a fazer parte do vestuário comum das mulheres. As modelagens passaram a ganhar detalhes como os bolsos, golas e ombros marcados, exatamente como no vestuário masculino, e arrisca-se a dizer que essa foi a primeira manifestação histórica do desejo de igualdade dos sexos. Já no século XX com as saias mais curtas e menos armadas, o que por si só já era uma grande evolução do traje, Coco Chanel revoluciona mais uma vez ao propor tailleurs com saias mais soltas e fluidas a partir da cintura para permitir movimentos de charleston e foxtrote, danças populares da década de 20. Foi nessa época que o tailleur de tweed em companhia dos twin sets surgiram e ficaram imortalizados.

À esquerda, o famoso e imortal tailleur da Chanel. À direita, 30 anos depois do lançamento do modelo, Jacqueline Kennedy, então primeira-dama dos Estados Unidos vestindo um dos seus muitos tailleurs Chanel. Foto: Google Images


Até hoje o tailleur é tido como o vestuário mais adequado para executivas e mulheres de poder que ocupam altos cargos, e apesar das grandes mudanças de modelagem e corte, o tailleur como um clássico da moda é sempre muito chique e cabe em qualquer ocasião. Na foto acima, Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e Michelle Bachelet, respectivamente, presidentes do Brasil, da Argentina e do Chile, mulheres poderosas que frequentemente são vistas usando tailleurs. Foto: Google Images

Por ser o tipo de roupa que toda mulher deve ter no guarda-roupa (ao menos um), as maiores grifes em geral investem na produção de tailleurs para as mulheres demonstrarem todo o seu poder nas ruas. Abaixo, alguns modelos para você se inspirar. Escolha já o seu!




Sejamos Chiques adora saber o que você acha. Deixe a sua opinião para a gente nos comentários!

33 comentários:

  1. detesto tailler. Pra mim é a tentativa de transformar a mulher em homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for um homem escocês, considerando que ele é composto por saia, que é uma peça caracteristicamente feminina...

      Excluir
    2. só acho que esse anonino de cima n entende nada de moda e vive ainda no tempo das cavernas rsrrs. amo de paixão tailleur, mais do que amo calça jeans ou uma pantalona.

      Excluir
    3. É uma peça chic e que deve ser usado numa entrevista de emprego.
      #Não concordo com o Anônimo

      Excluir
    4. O anonimo acima não pode ter uma opinião, Eu acho elegante, mas nem todos curtem

      Excluir
  2. Amo tailleur... E sinto que fico muito feminina e elegante !

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, interessante!

    ResponderExcluir
  4. Acho o tailleur uma peça chiquerrima!
    Adorei a matéria! Gostaria de saber onde comprar, qual grife ainda produz....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ? kkkkk tem tantas, ta em alta então... chanel é referencia malu.

      Excluir
  5. Tenho o gluten avantajado, mesmo assim posso usar um Tailleur?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Powww!!! GLUTEN minha filha?????

      Excluir
    2. hahahahaah glutem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

      Excluir
    3. Danielle hoje em dia existem muitos produtos para pessoas com problemas com o GLÚTEN, porém se vc quer uma roupa, seria o ideal vc comprar um produto adequado ao seu GLÚTEO,GLÚTEO,GLÚTEO.

      Excluir
    4. Glúteo é a palavra certa, a não ser que vc tenha problemas com o Glúten e mude o seu corpo e dificulte a sua escolha nas peças, mas isso seria uma desculpa, na verdade vc não sabe identificar o glúteo do glúten, então te aconselho antes de digitar procure um dicionário.

      Excluir
    5. a galera maldade, ela errou mas quem nunca errou que atire a primeira pedra queridas ;)

      Excluir
    6. Vixe, pode ter sido culpa do corretor ortográfico, povo venenoso. Bastava corrigir em um comentário explicativo, sem referência direta.

      Excluir
    7. Ter glúteos avantajados requer, no meu entender, um tailleur mais reto, solto para disfarçar o quadril. De qualquer forma experimentar antes e olhar no espelho, ainda é o meio mais eficaz, de preferencia não conte com a ajuda de vendedores(as) que no afã de efetuar a venda, muitas vezes não são sinceros(as). Acho que fica bem com todo tipo de corpo.

      Excluir
  6. Achei agradavel a Material. Realmente o Tailleur Serve para diversas ocasioes Como festas , trabalho e negocios. Um träge Chique e que serve Como Coringa nö Guarda roupa de qualquer mulher.

    ResponderExcluir
  7. Amei demais o post, muito explicativo.
    Parabens pelo blog!
    Beijos.
    http://blogdafrancoise.com/

    ResponderExcluir
  8. Marinha Santini, Achei muito bom esse poste só queria saber com qual embasamento e a fonte do material histórico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays, a fonte é a seguinte: "Fashion - From the 18th to the 20th century" - The Kioto Costume Institute. Beijos pra vc!

      Excluir
  9. Tenho muito interesse pelo dialeto da moda. Quero muito saber o que define exatamente a palavra. O que é meesmo um tailleur? Ou melhor, porque tailleur, não é Blazer, Jaqueta, Casaco ou Terninho? O que diferencia cada uma dessas peças? Sou absolutamente leiga no assunto, mas sempre à espera do momento de aprender sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tailleur corresponde ao conjunto, não somente a parte superior, essa sim, podendo ser blazer ou jaqueta. Já que terno é o jogo de três peças: paletó, calça e colete. E costume, apenas duas, calça e paletó.

      Excluir
  10. O tailler além de muito chic, é muito feminino.Escolhendo o modelo certo, a gente nunca erra.

    ResponderExcluir
  11. Existe ''Tailleur'' que no lugar da saia, é uma calça ? ... Não me sinto nenhum pouco confiante usando saias. Me incomodam demais.

    ResponderExcluir
  12. tailleur (pronuncia-se talhêr)
    Como assim?
    Talhêr?
    Tailleur é uma palavra francesa não espanhola, ll não tem som de lh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A pronúncia seria algo como "taiér".

      Excluir
  13. todo mundo q comento e burro! seus bando d retardado ninguen sab o q ta falano veeeey nosaaaaaaa q idiotas todos vcs

    ResponderExcluir
  14. Hmm... é como se fosse talher, só que meio caipira neh? kkkkkkk Taiér

    ResponderExcluir
  15. Com um belo sapato de salto alto..... chiquérrimo.

    ResponderExcluir
  16. Meu camarada, para você que não sabe, Bachelet não é presidente, mas sim chanceler da Alemanha.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques