Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Romântico, Dramático e Chique: assim é o Estilo Vitoriano

Como ficou constatado nas semanas de moda nacionais e internacionais, uma das grandes tendências para este inverno é o romantismo associado à características que conferem maior feminilidade aos corpos femininos, além do toque retrô que há muito tem influenciado as coleções contemporâneas.
Considerando todas essas influências, o Sejamos Chiques chegou à conclusão que esse é o momento perfeito para lhes apresentar o estilo vitoriano, que apesar de não estar sob os holofotes, agrega todas as tendências acima e tem tudo para deixar o seu visual de inverno ainda mais interessante e (como você já deve ter adivinhado) chique.

Foto: Google Images


O estilo vitoriano surgiu na Inglaterra do século XIX, no reinado da Rainha Vitoria (por isso o nome) e até hoje é influenciado pelo modo de vestir da sua corte.

Foto: Google Images


Entre as principais características do estilo vitoriano estão os babados, as mangas bufantes e boca-de-sino, os laços, as rendas, os drapeados e os tecidos adamascados, tudo muito romântico, suntuoso e com aparência dramática.


Foto: Google Images


A mistura de preto e branco também é frequente nos looks em estilo vitoriano (acima), bem como o uso de camisas de manga longa, que podem ou não vir acompanhadas de corpetes ricamente trabalhados (abaixo).

Foto: Google Images

Foto: Google Images


Duas outras características marcantes do estilo são as golas altas e a ausência de decotes (acima), que apesar de totalmente fechados recebem detalhes como babados, laçarotes, rendas e botões (abaixo). 

Foto: Google Images


Abaixo, alguns exemplos de joias em estilo vitoriano. Colares, brincos, braceletes, anéis, camafeus e até grampos de cabelo bastante chamativos, em metais trabalhados com motivos orgânicos. Ao usar uma roupa em estilo vitoriano, opte por joias mais discretas. Já as joias em estilo vitoriano complementam bem os looks mais simples.


Foto: Google Images



O estilo vitoriano é um clássico da moda e independe de tendência para ser usado. Mas, como é um estilo muito elaborado e com muita informação é preciso um pouco de cuidado na hora de adotá-lo.



Como sempre nós queremos saber: você gosta do estilo vitoriano? Deixe sua opinião nos comentários para o Sejamos Chiques.



5 comentários:

  1. É legal ver como esse estilo é popular no Oriente, principalmente na Coréia do Sul. E como combina com elas.

    ResponderExcluir
  2. Vc faz ideia do que é estilo vitoriano? O.õ Acho, só acho, que vc devia colocar a palavra "inspirado" no estilo vitoriano, no post.
    E ler isso antes:
    http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2010/05/seculo-xix-parte-2-era-vitoriana.html

    Serio, a frase "estilo inspirado na época vitoriana faz" uma grande diferença o.o o estilo vitoriano não tem nada a ver com o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho, só acho, que se aplica aqui aquele velho ditado: "Para quem sabe ler um pingo é letra". Se não estamos mais na era vitoriana, obviamente que o chamado "Estilo Vitoriano" (pois você querendo ou não é assim que ele é chamado atualmente)é somente INSPIRADO no estilo da corte da Rainha Vitória como mencionado, não sendo integralmente idêntico por motivos mais óbvios ainda.

      Se você queria divulgar o seu blog, era só colocar o link aqui. Não precisava fazer uma crítica inconsistente e ainda por cima anônima ;)

      Excluir
  3. Estilo lindo demais! E post muito bem elaborado!

    ResponderExcluir
  4. Amei muito esse post! Parabéns

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques